Sindicato dos Guardas Civis Municipais de Alagoas

a

Menu

Sindguarda Alagoas

A FENAGUARDAS esteve no Ministério da Justiça, na manhã desta segunda-feira, 6, para uma reunião com a Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública). A diretoria da federação foi recebida por Tadeu Alencar, secretário nacional, para iniciar as tratativas da pauta dos guardas municipais com o Governo Federal.

Desde o final do ano passado, a FENAGUARDAS já vem articulando com os integrantes do novo governo, inclusive, esteve com o ministro da Justiça Flávio Dino e também participou de evento com o presidente Lula, no qual protocolou ofício junto à Presidência da República.

Agora, após as solicitações da FENAGUARDAS, as reuniões de trabalho tiveram início com a conversa com o Secretário Nacional de Segurança Pública, nesta manhã. Tadeu Alencar, inclusive, citou que a Federação foi a primeira entidade de classe a ser recebida por ele.

A FENAGUARDAS, representada pelo presidente Luiz Vecchi, juntamente com Rejane Soldani, diretora Jurídica, Geridiane Oliveira, diretora da Mulher, e Evandro Fucitalo, diretor Financeiro, apresentou um diagnóstico da situação das guardas municipais e um documento com as pautas prioritárias no cenário nacional.

Um dos pontos abordados foi em relação às mudanças no porte de arma. O secretário Tadeu Alencar informou que o grupo de trabalho vai chamar as entidades de classe, entre elas a FENAGUARDAS, para que a categoria guarda municipal seja ouvida e apresente suas ponderações sobre essa questão. A diretoria da federação agradeceu e externou que estará disponível para auxiliar e argumentar com o que for possível para evitar retrocessos nos direitos dos GMs.

Também foi falado pela FENAGUARDAS sobre a necessidade de padronização das funcionais. Além disso, a diretoria ressaltou que um dos pontos considerados cruciais e urgentes é a inclusão das guardas municipais como força de Segurança Pública, dentro do artigo 144 da Constituição Federal, pois isso trará a segurança jurídica necessária para a categoria.