Nesta terça-feira, dia 31, aconteceu em Arapiraca a 1ª Conferência de Segurança Pública Municipal de Alagoas, que reuniu autoridades governamentais, profissionais da área de segurança e representantes da sociedade civil.
Estiveram presentes o consultor jurídico do Sindguarda-AL, Charles Sanches, e guardas municipais de diversas cidades, incluindo Maceió, Jequiá da Praia, Colônia Leopoldina, São Miguel dos Campos, Marechal Deodoro, Delmiro Gouveia, São José da Laje, Lagoa da Canoa, Palmeira dos Índios e Ibateguara.
A conferência teve como principal objetivo promover discussões e ações para aprimorar a segurança pública municipal, estabelecendo um espaço de diálogo e colaboração entre as forças de segurança pública de Alagoas e de outros estados brasileiros.
O evento permitiu a identificação de estratégias para combater a criminalidade e criar um ambiente seguro para os munícipes. Entre os temas abordados na conferência estavam a estruturação das polícias, a valorização dos profissionais de segurança pública e a participação da sociedade na prevenção e combate à criminalidade.
Alguns palestrantes também compartilharam métodos de integração da tecnologia na segurança pública, demonstrando, através de dados, como essa integração tem sido bem-sucedida em outras regiões brasileiras.
Apesar de ter sido um evento fundamental para a troca de experiências e conhecimento entre as forças de segurança pública, Charles Sanches lamentou a ausência de um representante da guarda municipal na programação da conferência: “Infelizmente, não contamos com a presença de nenhum representante da guarda durante a abertura da conferência, que era destinada a segurança pública municipal mesmo se tratando de uma instituição tão importante na segurança pública.” Além disso, o espaço de fala que havia sido dado ao representante do Sindguarda-AL foi retirado durante o evento, sob a justificativa de falta de tempo na programação, o que surpreendeu negativamente os guardas presentes.