O Sindicato dos Guardas Civis Municipais de Alagoas, recebeu na manhã desta quarta-feira (14), Guardas Municipais de Maceió para da entrada na Unidade Real de Valor (URV). Na oportunidade, alguns GMs procuraram o SINDGUARDA -AL para fazerem a renovação do registro da arma de fogo. Atenção! O prazo para da entrada no processo da URV com a taxa de isenção, vai até o dia 15 de julho.
CONHEÇA A URV
A propagada conversão do índice da URV (Unidade Real de Valor) quando da implementação do Plano Real, já amplamente difundido pela mídia e nos próprios órgãos judiciários, inclusive nas Cortes Superiores, vem gerando muitas dúvidas entre os servidores públicos, muitos não entendem do que se trata, outros não sabem quem tem direito de receber.
A questão em tela diz respeito à necessidade de recomposição salarial desses servidores, em face da conversão de cruzeiros reais em URV em data posterior ao recebimento do provento, o que gerou decréscimo remuneratório.
Todos se lembram ou estudaram sobre a crise em que a economia brasileira estava afundada no início dos anos 90. Para tentar resolver a questão inflacionária, que na época atingia picos absurdos, foi implantado o Plano Real pelo então presidente Fernando Collor de Melo.
Entretanto, para que fosse convertida a moeda oficial da época, o Cruzeiro Real, em Real, foi necessário criar uma moeda de transição, a URV.
URV (Unidade Real de Valor) veio a ser instituída através da Medida Provisória nº 434/94, sendo reeditada posteriormente pelas MPs nº 457/94 e 482/94, e derradeiramente convertida na Lei ordinária nº 8.880, de 27 de maio de 1994, que veio a ser conhecida como a Lei do Plano Real, prevendo uma indexação temporária de toda a economia brasileira, uma vez que os valores pecuniários seriam reajustados por tal padrão monetário, refletindo a variação inflacionária.