Uma grande conquista para os guardas municipais do Pilar aconteceu nesta quinta-feira, 09. Em sessão realizada pela manhã, a Câmara Municipal de Pilar aprovou por unanimidade, em segundo turno, o projeto de lei que institui o piso salarial da categoria, fixado em 1,3 vezes o menor vencimento pago aos servidores públicos do município.
O projeto de lei destaca a relevância do trabalho desempenhado pela Guarda Municipal, que atua na proteção dos bens públicos e na segurança preventiva e ostensiva da população, muitas vezes colocando suas próprias vidas em risco.
Durante a audiência na Câmara, os vereadores presentes reafirmaram apoio unânime ao projeto, destacando a importância da Guarda Municipal para a segurança pública local. Com a aprovação do piso salarial, o valor servirá como base de cálculo para diversos benefícios, incluindo horas extras, adicional noturno e descanso trabalhado, entre outros.
Outro ponto importante do projeto é a autorização para a instituição da jornada de trabalho 12×35 (doze horas de trabalho seguidas por trinta e cinco horas ininterruptas de descanso) ou outras formas de compensação, conforme requerimento do próprio guarda municipal e mediante autorização da chefia.
O presidente do Sindguarda-AL celebrou a vitória e destacou a importância do momento:
“Hoje é um dia histórico para a Guarda Municipal de Pilar. A Guarda teve diversos investimentos por parte da prefeitura. Referente à estrutura e às condições de trabalho, é uma das melhores Guardas do estado de Alagoas. Já em questões financeiras, hoje tivemos um reconhecimento. Foi aprovado aqui na Câmara o piso salarial para os guardas municipais do Pilar, com um percentual de 1.3. Isso tudo gera impacto sobre os benefícios como adicional noturno, hora extra, risco de vida, descanso trabalhado. É uma vitória significativa de todos que participaram deste pleito”.
O Sindguarda-AL reafirma seu compromisso com a defesa dos direitos dos guardas municipais de Alagoas e parabeniza a corporação de Pilar por esta importante conquista!
Polícia municipal já!
Vereadores de Pilar reconhecem o forte trabalho da Guarda Municipal e afirmam que a instituição já exerce o papel de polícia. Confira alguns trechos dos discursos:
Marquinhos Cachoeira – Marco Antônio Silva De Oliveira:
“O ideal é que todos os servidores municipais possam ter o reajuste de, no mínimo, o percentual da inflação de cada ano, que isso seja aprovado para todas as categorias. Em especial, a Guarda Municipal agora terá o piso. Parabenizo, mas acho que o valor deveria ser maior. Acho que o valor ainda é pequeno pelo trabalho que vocês realizam, pelo risco de vida que vocês estão passando, porque hoje a Guarda Municipal de Pilar é uma polícia de verdade. Ela trabalha tanto quanto a polícia e se você olha o trabalho do policial e olha o salário da Guarda você vê que há uma distância muito grande, então nós temos que saber que a Guarda faz o mesmo trabalho com um salário muito menor. Então nós temos que reavaliar algumas situações. É um passo importante. Contem com o nosso apoio, mas precisamos ir muito além. Não podemos nos contentar apenas com isso. Precisamos ter equipamentos, precisamos ter um bom salário, mas também brigar por um futuro”.
Mônica Benvindo:
“A gente reconhece que a Guarda Municipal desenvolve um papel importantíssimo na manutenção da ordem e também da guarda dos nossos patrimônios públicos. Então é mais do que justo. É uma questão de mérito. E eu gostaria também de fazer uma ressalva muito importante: que durante a gestão do ex-prefeito Renato Filho a Guarda Municipal passou a ter reconhecimento e investimentos em todos os sentidos. Hoje a nossa Guarda tem credibilidade perante a sociedade e isso que está acontecendo aqui hoje de fato é mérito tanto pelo investimento que foi feito quanto pelo trabalho que vem sendo desenvolvido nas ruas da nossa cidade”.
Júnior do Dr José – José Lavodnas Rodrigues de Assis Júnior:
“Eu tenho uma admiração grande pela Guarda Municipal, não só minha, mas pelo reconhecimento que teve na última gestão e agora já começamos o ano aprovando um piso salarial tão desejado e esperado. Saibam que podem contar sempre com o vereador que vos fala. Na primeira sessão ordinária depois que a gente voltar do recesso, já tenho conversado com alguns vereadores e com os guardas e já colocarei uma indicação de que seja feito um novo cálculo de horas extras para vocês”.
Djacy Washington Clemene Maia:
“Esse é o tipo de matéria que nos alegra de poder trazer benefícios, reconhecer e valorizar o funcionalismo público municipal. É bem verdade que o reconhecimento profissional é composto por vários elementos, mas o principal deles é a valorização salarial”.
Professor Luiz Carlos Omena:
“Estamos numa sessão extraordinária para falar de salário. Desse arrojado projeto 029 que nasceu em 2024 e estamos dando sequência agora em 2025. Dando sequência a esse trabalho pela valorização humana de reconhecimento e gratidão”.
Lara Tapety / Ascom Sindguarda-AL
(Texto e foto)