Sindicato dos Guardas Civis Municipais de Alagoas

a

Menu

Sindguarda Alagoas

À sociedade alagoana e aos meios de comunicação

O Sindicato dos Guardas Civis Municipais de Alagoas (Sindguarda-AL) vem a público esclarecer informações equivocadas que estão sendo disseminadas nos meios de comunicação acerca de um suposto envolvimento de “guardas municipais” em agressões ocorridas após uma partida do Campeonato Alagoano Sub-17, no município de Murici, no último final de semana.

É preciso destacar com total clareza: a cidade de Murici não possui guarda municipal legalmente constituída. O que existe ali são pessoas contratadas de forma irregular pela gestão municipal, que exercem indevidamente a função de guardas, sem qualquer base legal ou formação adequada. Trata-se, na prática, de uma milícia informal a serviço da Prefeitura, o que representa uma grave afronta à ordem jurídica e à segurança pública.

Para ocupar o cargo de guarda civil municipal, é necessário aprovação em concurso público. O processo seletivo inclui prova objetiva, avaliação psicológica, Teste de Aptidão Física (TAF), curso de formação e investigação social. Nada disso ocorreu em Murici. Nunca foi realizado concurso para a guarda municipal no município, o que torna ilegal qualquer atuação que se apresente sob esse título.

Vale lembrar que o sindicato já fez várias denúncias sobre as irregularidades nas Guardas Municipais do estado. Inclusive, esteve reunido com promotores do Ministério Público de Alagoas (MPAL) na semana passada para discutir o assunto.

Diante dos fatos, o Sindguarda-AL já acionou sua assessoria jurídica e determinou a propositura de ação judicial por improbidade administrativa contra o prefeito da cidade de Murici, responsabilizando-o pela usurpação de função pública e pela criação de uma estrutura irregular que coloca em risco a integridade da população.

O Sindguarda-AL reitera seu compromisso com a legalidade, a valorização da categoria e a defesa intransigente dos verdadeiros guardas municipais, que atuam dentro da lei e com a devida qualificação em todo o estado de Alagoas.

Sindguarda-AL – Em defesa da legalidade e da segurança pública de qualidade.

Maceió, 07 de abril de 2025

Legenda da foto: Falsos “guardas municipais” agridem torcedor durante campeonato alagoano do sub17 em Murici. Crédito: Print de vídeo de cortesia.