A banda da guarda municipal de Maceió garantiu muito forró e animação em sua apresentação no shopping popular de Maceió. A orquestra composta atualmente por 15 músicos, mesmo tendo sua formação inicial maior, trouxe uma vertente que não era apresentada pela última formação da banda, a qual era mais voltada pra marcial, onde não tinha instrumentos elétricos e amplificados, eram só instrumentos de sopro, como percussão, palhetas, vocais e metais.
A orquestra apresentou uma proposta mista, onde a escolha do repertório foi dada principalmente pelo período junino, pelo fato de já possuir um trio de forró. Por conta disso, agregaram ao grupo o ritmo musical que trouxe boas lembranças da instituição aos guardas e á todos os estiveram prestigiando o evento. Para Walter, guarda municipal e também músico da banda, a reapresentação depois de alguns anos, significa um novo marco pra instituição. “A banda de música é hoje para nós, a pulsação no coração, tentando voltar a bater. A guarda municipal está retomando sua identidade através da música”, disse emocionado.
Esta é uma das primeiras apresentações realizadas com a banda da guarda municipal após alguns anos. E de acordo com o Secretário de Segurança Pública e Convívio Social, Coronel Ivon, é necessário incentivar e dar prioridade á essa questão da música dentro da guarda. “Quando nós chegamos à secretaria, uma as primeiras reclamações que tivemos, foi que a banda da guarda havia sido criada, e que por algum motivo, deixou de fazer as apresentações e investimentos devidos. Daí, nós assumimos esse compromisso e estamos hoje, trazendo a banda novamente, pra que a sociedade de Maceió também usufrua desse patrimônio, que é todo nosso”. Ainda segundo o secretário, é importante a divulgação desse projeto, tanto na orla marítima, quanto nas periferias, para que todos tenham a oportunidade de conhecer esse o trabalho maravilhoso que a guarda municipal desenvolve. No que diz respeito ao incentivo á banda, a secretaria testou os homens, os quais possuem formação musical somente na banda de música, onde estão tirando eles do serviço, pra que os mesmos desenvolvam esse trabalho, mostrando a importância dessa harmonia e trazendo investimentos em instrumentos musicais.
Para o Vice-Presidente do Sindicato dos Guardas Civis Municipais de Alagoas, Sindguarda-AL, José Joaquim dos Santos, a banda hoje, além de dar condições de qualidade ao guarda municipal, está também assegurando ao guarda a participação nos eventos sociais como peça fundamental desse projeto. Na ocasião, os músicos garantiram muita animação e forró para todos aqueles que foram prestigiar o evento, carinhosamente ensaiado por eles.
Ascom Sindguarda