Sindicato dos Guardas Civis Municipais de Alagoas

a

Menu

Sindguarda Alagoas

A Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Senscs) promoveu, em outubro, por meio da Coordenação de Ensino e Instrução (CEI), o curso para de Instrutor de Ronda Ostensiva Municipal (Romu). Participaram agentes da Guarda Municipal de Maceió, bem como de cidades de Pernambuco e Paraíba. O treinamento proporciona a capacitação técnica para novos instrutores de Romu, que vão estar aptos a repassar os conteúdos a outros GMs.

Com uma carga horária de 70 horas, durante o curso os alunos tiveram aulas de legislação, patrulha urbana, tiro tático de pistola (com certificado de operador), gerenciamento de crises e atendimento pré-hospitalar, além de técnicas de abordagens a pessoas e veículos, contenção com armas não letais, tático de bastão tonfa, operador de taser e rádio comunicação. Também foi uma realizada palestra que abordou o tema ‘mentes criminosas’. Ao final do programa, foram realizadas avaliações teóricas e práticas, cuja média para aprovação foi sete.

O coordenador de Ensino e Instrução da Semscs, Adriano Moreira, é militar da reserva do Exército Brasileiro e informou que essa foi a quarta turma formada em 2017. “Qualificamos esses agentes de forma que eles possam retornar às suas bases e ministrar instruções para outros guardas municipais, repassando esses conhecimentos”, explicou. Ele afirmou que em dezembro haverá uma nova turma para formação de instrutores.

“A realização contínua de cursos de qualificação reflete numa em uma melhor prestação de serviços de segurança comunitária. Assim ganha toda a sociedade, por isso vamos dar continuidade a esse trabalho. A Coordenação de Ensino e Instrução tem função estratégica na gestão”, ressaltou o secretário municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social, coronel Ivon Berto.

Fonte: Ascom Semscs