Começa a atuar nesta quinta feira (01), uma força-tarefa composta por fiscais de posturas e guardas municipais da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), fiscais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet), agentes da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) e Polícia Militar. O objetivo da equipe é combater a poluição sonora durante as prévias e o Carnaval.
Já na noite de hoje, a fiscalização vai percorrer 17 pontos em diversos bairros de Maceió, mapeados por meio de denúncias anteriores, para coibir os crimes ambientais. Casos haja flagrante de irregularidades, os proprietários de estabelecimentos ou responsáveis pelos blocos de rua podem ser notificados, ter o equipamento de som apreendido e até mesmo pagar multas.
Segundo o titular da Semscs, coronel Ivon Berto, a poluição sonora é um dos maiores problemas ambientais nos centros urbanos e a união de forças dos órgãos públicos tem a proposta desenvolver um o trabalho de conscientização sobre os limites recomendados para cada classificação. “O som não pode estar em volume que desobedeça à legislação. A diversão de alguns não pode prejudicar outros. Temos que pensar em quem está doente, nas crianças, nos animais e até mesmo em quem não gosta de barulho. Por isso, se a perturbação continuar, o responsável responderá de acordo com a Lei”, destacou.
Disque poluição sonora
Para facilitar o contato da população, uma equipe vai estar de prontidão durante as prévias e o Carnaval para receber as denúncias, que podem ser feitas pelos telefones (82) 3377-4333, de segunda a sexta feira, das 8h às 18h, 153 e (82) 98879-1919, nos demais horários e nos finais de semana.
Fonte: Ascom Semscs