Em março, a Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) colocou em funcionamento uma equipe de trabalho denominada Patrulha Fiscal. O objetivo é desenvolver uma ação de fiscalização educativa, preventiva e reguladora, objetivando a manutenção de áreas que já passaram por ordenamento e processo fiscalizatório, com uma atuação rápida diante das irregularidades constatadas.
A equipe é formada pelos coordenadores de áreas, um fiscal de posturas e um grupamento de fiscais adjuntos, e conta com o apoio da Guarda Municipal. O diretor de Convívio Social da Semscs, coronel Adilson Bispo, informa que essa ação vai abranger toda a capital, dando atenção a todas as demandas que chegam na Secretaria, pela fiscalização ou por meio de denúncias.
Ele destaca que o diferencial da patrulha será sua metodologia de trabalho e seus horários. Serão três dias específicos para visitar uma determinada região e, em cada dia de vistoria, será uma localidade diferente. “As três regiões serão visitadas, a primeira abrange Pontal, Trapiche, Centro, Bebedouro e orla. A segunda compreende parte do Farol e região alta da cidade. Já a terceira engloba Jacintinho, Barro Duro e Serraria, seguindo sentido litoral norte, de modo que toda a cidade será contemplada”, explicou Bispo.
Primeiras ações
Benedito Bentes – para coibir a instalação indevida de comércios ambulantes no canteiro da Avenida Benedito Bentes e entorno.
Feirinha do Tabuleiro – desobstrução do passeio público e manutenção do ordenamento.
Faixa de areia na orla – ação coibiu o comércio ambulante não cadastrado, instalado na faixa de areia.
Região do Mercado – ação educativa com orientação e ordenamento que compreende a Praça do Pirulito, Parque Rio Branco, Estação Ferroviária, Francisco de Menezes, Praça dos Martírios e Rua da Alegria.
Praças – manutenção de ordenamento para coibir instalações indevidas.
Fonte: Ascom Semscs