Sindicato dos Guardas Civis Municipais de Alagoas

a

Menu

Sindguarda Alagoas

Guarda Municipal de Alfenas (MG) foi a primeira do Sul de Minas autorizada a usar armas de fogo em ocorrências. O uso das armas, as mesmas utilizadas pela Polícia Militar, foi autorizado por um convênio com a Polícia Federal, assinado em Belo Horizonte (MG).

Até então, era permitido aos guardas apenas o uso de armas não letais. Serão liberadas pistolas de calibre 380 e espingardas calibre 12.

Pelo menos 37 guardas municipais estão em treinamento e tiveram avaliação psicológica e curso de capacitação. A intenção, segundo o convênio, é que o armamento seja usado apenas de forma estratégica.

A expectativa é que o uso comece nas ruas no segundo semestre de 2018.

Armas na região

Em Poços de Caldas, não há nenhum projeto para implantação de arma de fogo para guarda municipal. A intenção é manter os 82 guardas com armamento não letal, como armas de eletrochoque e spray de pimenta.

Em Pouso Alegre, atualmente, os guardas não usam nenhum tipo de arma. No futuro, a guarda planeja o uso de armas de eletrochoque, mas com o devido treinamento. O efetivo na cidade é de 116 guardas.

Na cidade de Varginha, as armas usadas também não são letais. Segundo o comandante da Guarda Municipal, Gerson Trindade, a lei permite que cidades acima de 50 mil habitantes usem armas de fogo. “O uso de arma de fogo é muito restrito. Hoje, dependendo do tipo de ocorrência, não podemos mobilizar nossos agentes porque eles não têm o poder de resposta”.

Fonte: G1