Cerca de 60 agentes da Guarda Municipal de Porto Alegre fazem treinamento com armas de maior calibre para simular situações que enfrentam nas ruas da Capital. Eles fazem parte da Ronda Ostensiva Municipal (Romu).
Criado há dois anos, este grupo participa de abordagens nas ruas e também de ações integradas de fiscalização e segurança, não apenas com órgãos municipais, mas também em parceria com órgãos estaduais e federais. Entre as atribuições, estão o patrulhamento, flagrantes de assalto e combate ao tráfico de drogas.
“Antigamente, a Guarda patrulhava os parques municipais usando um 38 e um cassetete. Antes disso, nem utilizava. Agora, as guardas fazem patrulhamento dentro dos parques municipais usando pistolas”, diz o comandante-geral Marcelo Silva. “As guardas estão se deparando com uma realidade cada vez mais complexa que exige preparo e equipamentos mais adequados para ação.”
O treinamento é o mesmo que faz parte dos cursos de formação das academias de polícia. Com cada vez mais atribuições na segurança da cidade, a Guarda Municipal vai passar a usar também armas longas, do mesmo calibre das que já são usadas pela Brigada Militar. Segundo o instrutor Marcos Vinícius Souza, os agentes já estão sendo treinados para o uso desse armamento:
“Nós trabalhamos muito a parte teórica. O emprego da arma de fogo começa desde a presença fardada do agente até o último recurso, que é a arma de fogo. A partir do momento de decidir usar empregar a arma de fogo, que eles [guardas municipais] tenham certeza de seu alvo. Essa é a finalidade do tiro policial, inclusive preservando a velocidade de precisão do tiro.”
Além de Porto Alegre, outros 17 municípios gaúchos têm guarda municipal armada. De acordo com a Associação dos Gestores Municipais de Segurança, cidades que ainda não têm já começaram a fazer o treinamento dos agentes para que eles possam usar armas no trabalho. Confira, abaixo, quais são a cidades que usam armamento em suas ações:
- Alvorada
- Bento Gonçalves
- Cachoeirinha
- Canoas
- Caxias do Sul
- Estância Velha
- Gravataí
- Novo Hamburgo
- Pelotas
- Rio Grande
- Santa Cruz do Sul
- Santa Maria
- São Leopoldo
- São Sebastião do Caí
- Sapucaia do Sul
- Uruguaiana
- Vacaria
Fonte: G1 – RS