Sindicato dos Guardas Civis Municipais de Alagoas

Sindguarda Alagoas

O 5º Encontro das Guardas Municipais Femininas foi um sucesso. Realizado nesta sexta-feira, 27, o evento teve total apoio do Sidguarda-AL, que acompanhou toda a programação.

A abertura, animada pela apresentação da Banda de Música da Guarda Civil Municipal (GCM) de Maceió, aconteceu após o credenciamento das guardas femininas chegadas de todo o país. Estiveram presentes na mesa da solenidade, além da inspetora Simone, da comissão organizadora do encontro, e do presidente do Sindguarda-AL, Carlos Pisca, o secretário de Segurança Cidadã de Maceió, Eduardo Marinho, a secretária adjunta, Talita, a inspetora Luiza, o deputado federal, Fábio Costa, e a secretária de Gestão de Pessoas e Patrimônio, Mary Anne. Todos saudaram as participantes do evento.

Após a abertura, a comissão organizadora do encontro homenageou os parceiros que contribuíram para a sua realização. Foram homenageados o presidente do Sindguarda-AL, Carlos Pisca, a banda da GCM, a secretária de Gestão, Mary Anne, o secretário de Segurança, Eduardo, o deputado Fábio Costa e, por fim, com muita emoção, a Cláudia Santana, presidente da Associação dos Guardas Municipais do Estado De Alagoas (Agmeal).

Em seguida, aconteceu a palestra “Conscientização e Prevenção do Assédio Moral e Sexual no Ambiente de Trabalho”, com a inspetora Du Inez, de Poços de Caldas (MG). Muitas guardas femininas fizeram questão de compartilhar com as colegas seus depoimentos sobre como enfrentaram situações de assédio.

No segundo horário, expositoras de diversas cidades de Alagoas e do país tiveram a palavra no painel “Patrulha Maria da Penha e Seus Desafios”. Entre os desafios comentados pelas guardas femininas está o número insuficiente de integrantes da equipe para atender as ocorrências, a viatura não ser adequada para levar o agressor e, ainda, a falta de compreensão da importância da patrulha específica por parte de gestores e até de convencimento de alguns colegas, inclusive, mulheres.

A programação seguiu com a apresentação de projetos das Guardas Municipais, incluindo temas como combate à violência escolar, a importância da LIBRAS, o “Programa GM Sem Preconceito” e iniciativas de proteção animal. Foi um momento rico de troca de experiências.

O encerramento da programação do dia ocorreu com a divulgação da cidade sede do 6º Encontro de Guardas Municipais Femininas: Marechal Deodoro. As participantes ainda foram agraciadas com sorteios de brindes, e amanhã, sábado (28), haverá uma atividade cultural com visita às 9 Ilhas da Lagoa Mundaú.

O evento reuniu cerca de 150 pessoas de pelo menos 22 cidades brasileiras. De Alagoas, estiveram presentes guardas femininas da capital, Atalaia, Delmiro Gouveia, Marechal Deodoro, Barra de São Miguel, Girau do Ponciano, São Miguel dos Campos, Pariconha, Pilar e de União dos Palmares. Já as participantes de outros estados vieram de Recife (PE), Cabedelo (PB), Natal (RN), Teresina (PI), José de Freitas (PI), Jacobina (BA), Itaberaba (BA), Timon (MA), São Paulo (SP), Poços de Caldas (MG), Curitiba (PR) e do Rio de Janeiro (RJ).

O sucesso do encontro reforça a importância de eventos como este para valorizar o papel da mulher na segurança pública, além de fortalecer a união e a troca de experiências entre as guardas municipais femininas de diferentes regiões do país.

Confira o álbum de fotos: https://www.flickr.com/photos/201515610@N02/albums/72177720320659284