Na manhã desta terça-feira (29), o Sindicato dos Guardas Municipais de Alagoas (Sindguarda-AL) participou de uma audiência on-line no escritório Dantas&Delgado com o juiz eleitoral de São José da Tapera, Leandro de Castro Folly, para discutir a atuação da Guarda Municipal nas eleições de 2024, conforme determinação judicial.
A Justiça de Alagoas solicitou que a Guarda Municipal de São José da Tapera auxilie na segurança da cidade durante o pleito e a prefeitura acatou a decisão. No entanto, a categoria, por meio do Sindguarda-AL, questionou a medida, argumentando que a guarda não tem estrutura adequada para desempenhar a função solicitada, devido ao desinvestimento nos últimos anos.
Carlos Pisca, presidente do sindicato, destacou na audiência as dificuldades enfrentadas pelos guardas municipais no exercício de suas atividades. Pisca também ressaltou que o sindicato tem feito diversas solicitações à gestão municipal para garantir capacitação, equipamentos e uma melhor estrutura para a guarda.
Diante dos argumentos do Sindguarda-AL, o juiz se comprometeu a emitir um novo ofício especificando as atribuições que os guardas vão desempenhar no dia das eleições, a exemplo da guarda das urnas nas vésperas das eleições nos locais de votação.
A audiência foi mais um passo caminhado rumo a um novo capítulo na luta da categoria por melhores condições de trabalho e pelo cumprimento da Lei nº 13.022/2014, que dispõe sobre o Estatuto Geral das Guardas Municipais.