Para resgatar a tradição e promover integração entre os idosos atendidos nos Centros de Referência e Assistência Social (Cras) de Maceió, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) promoveu, nessa quarta-feira (25), o 11º Baile da Primavera.
O evento reuniu mais de 400 idosos no Clube Fênix Alagoana, no Centro, ao som da banda da Guarda Municipal de Maceió. Marcaram presença idosos do Cras Área Lagunar, Dom Adelmo Machado, Cacilda Sampaio, Fernão Velho, Terezinha Normande, Clima Bom, Pintanguinha e Santos Dumont.
O vice-prefeito e secretário municipal de Assistência Social, Marcelo Palmeira, ressaltou a importância de manter a periodicidade desses eventos para fortalecer a sociabilidade e o envelhecimento saudável. “Nós iremos fazer mais eventos dessa natureza para que os nossos idosos sintam-se ainda mais especiais e acolhidos. É num momento de alegria como esse que eles trocam experiências, celebram a vida, dançam e se confraternizam. Me sinto muito grato por participar desse momento com eles, dançando e festejando”, destacou o gestor.
O 11º Baile da Primavera faz parte de um programa de ações voltadas para a valorização da pessoa idosa de Maceió, que estimula também o encontro de idosos de diferentes regiões da capital. “O evento foi uma idealização das coordenações dos Cras e apoiado integralmente pelo secretário de Assistência Social, que nos deu todo suporte e apoio necessário para o baile. Esse momento é muito importante também porque possibilita o fortalecimento de vínculos e de promoção da autoestima dos idosos atendidos nos Cras, oferecendo lazer e diversão”, destaca Denaide Oliveira, diretora de Proteção Especial Básica da Semas.
A coordenadora do Cras Fernão Velho, Adriane Isabel, frisou a importância do apoio das famílias dos idosos. “Quando os familiares se envolvem nessas atividades, a interação dos idosos é muito maior. E nós que estamos no dia-a-dia com eles sabemos o quanto se importam com as suas famílias”, disse.
“Eu queria muito essa festa em dezembro, para gente celebrar com os nossos amigos mais um ano vivido. Depois dos 70, cada ano é comemorado com mais alegria”, complementou a aposentada Josenete dos Santos.
Fonte: Ascom Semas