Criador da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo, Renato Tuma morreu nesta quinta-feira (3) aos 86 anos. Seu filho, Eduardo Tuma (PSDB), é o atual presidente da Câmara Municipal de São Paulo.
Em sua conta no Instagram, Eduardo comunicou o falecimento de seu pai, que nasceu em 1933. “Agradeço as mensagens de condolências”, escreveu. O deputado também disse um até breve para o pai, o qual descreveu como sendo o amor da sua minha vida. “Meu herói, nos reencontraremos na eternidade.”
Tuma foi secretário municipal de Defesa Social da capital paulista, sob a gestão de Jânio Quadros, em 1986, quando estabeleceu a criação da Guarda Civil Metropolitana. Naquela época, criou a pasta junto à Secretaria do Governo Municipal, com o objetivo de dar proteção e a vigilância dos bens, serviços e instalações municipais e a colaboração na segurança pública.
A Prefeitura paulistana lamentou a morte de Tuma por meio de nota, se solidarizando com toda a família da vítima. “Importante enaltecer seu exemplo de servidor público como diretor geral do legislativo paulistano por 38 anos, o tornando referência entre as Câmaras Municipais brasileiras’, disse. “Nos inspira a continuar servindo nossa cidade”, finalizou o texto.
Fonte: R7