Sindicato dos Guardas Civis Municipais de Alagoas

a

Menu

Sindguarda Alagoas

Um incêndio criminoso, provocado por pessoas que cultivam irregularmente hortaliças numa Área de Preservação Permanente (APP), no loteamento José Calazans, entre a parte alta e baixa de São Miguel dos Campos, queimou vários hectares de plantas e afugentou animais nativos da região na manhã desta quinta-feira, dia 30.

O incêndio, segundo informações da Secretaria de Meio Ambiente do município, teve início aproximadamente as seis horas da manhã, “chegamos aqui 20 minutos depois da denúncia, infelizmente o fogo já havia se propagado”, explicou a reportagem do AlagoasWeb um dos membros da secretária.

Com a ajuda de dois caminhões – um de combate a incêndio de uma usina da região e outro do SAAE -, as chamas foram debeladas, mas grande parte da área foi atingida.

“Na intenção de ter mais espaço para plantar, as pessoas estão colocando fogo no local sem analisar os danos que serão causados”, completa outro funcionário do setor, lembrando que área precisa ser preservada para manter uma fonte de água.
Um bicho preguiça conseguiu escapar do fogo e se abrigou em uma arvore. O animal não ficou ferido.

Ainda segundo informações da secretaria, a vários meses está sendo realizado um trabalho de conscientização na região, mas a comunidade insiste em cultivar na área, provocando danos ao meio ambiente.

A ação desta manhã contou com o apoio da Secretaria de Infraestrutura, SMTT, Guarda Civil Municipal, SAAE e secretarias de Agricultura e Meio Ambiente, além da Defesa Civil. Os levantamentos para avaliar os danos causados já foram iniciados.

O caso foi informado ao Batalhão Polícia Ambiental (BPA/AL), que deve investigar e identificar a pessoa que provocou o sinistro.

Fonte: AlagoasWeb