Os dezesseis Guardas Municipais que atuam há anos na Operação Policial Litorânea Integrada (OPLIT), foram proibidos pelo Secretário de Segurança Pública de Alagoas, Coronel Lima Júnior, de atuarem na corporação.
O motivo do recolhimento do efetivo seria a determinação dos guardas não estarem autorizados a usar armas durante suas atividades para fazer rondas nas viaturas como os demais policiais. De acordo com Lima Júnior, caso os guardas fossem pegos nestas situações, seriam presos e autuados em flagrante. O titular da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), Coronel Ivon Berto, tomou conhecimento sobre o fato através de um dos guardas que operava na OPLIT, e na última quinta-feira (4), determinou ao Inspetor Geral da Guarda, Édson Cavalcante, a retira de todo pessoal.
Diante do lamentável fato, os guardas que tem uma escala de 24 por 72 horas, foram informados pelo Inspetor Geral que até a próxima segunda-feira (8), devem se apresentar no quartel para serem relocados em outros postos.
Ascom Sindguarda/AL