Sindicato dos Guardas Civis Municipais de Alagoas

a

Menu

Sindguarda Alagoas

O projeto Guarda Faz Escola retomou suas atividades para o ano letivo 2018, na manhã da última quarta-feira (28), na Escola Municipal Floriano Peixoto, em Ipioca.  Seus objetivos são: incentivar e favorecer a reflexão sobre cidadania, direitos humanos, segurança comunitária, e temas relacionados à cultura da paz, saúde, educação e ecologia, entre outros, por meio de atividades lúdicas, educativas, esportivas e culturais.

Foto: cortesia Semscs

Os cerca de 400 alunos e 16 docentes da instituição participaram de uma programação diversificada e estimulante. Durante os horários da manhã e tarde foram apresentados palestras e vídeos educativos sobre o combate à dengue e educação para o trânsito; teatro de fantoches sobre o estatuto da criança e do adolescente; jogos de recreação com trabalho de corpo e espaço, com noções de cidadania; oficina de leitura de histórias; jogos educativos e oficina de teatro. As crianças tiveram, ainda, aulas especiais de judô com o premiado atleta e guarda municipal, Irã Cândido. A Banda da Guarda Municipal de Maceió fez o encerramento, com um repertório que empolgou as crianças.

O guarda municipal Walter Douglas é um dos integrantes do projeto e informou que as atividades foram desenvolvidas de acordo com o calendário da própria escola, como uma forma de valorizar o que a equipe pedagógica já havia programado. “Criamos uma oficina de imaginação, na qual as próprias crianças vão contando a história e mostrando o que aprenderam das mensagens que passamos. É muito gratificante ver isso”, reconheceu.

A diretora da escola, professora Socorro Peroba, afirmou que essa foi a primeira vez que o projeto chegou à escola. “Estou maravilhada, é tudo muito bom. Os alunos estão amando e eu espero que esse projeto continue”, afirmou. Quem também ficou encantado foi o aluno do 1º ano, José Anderson Ferreira. Ele tem 6 anos e disse que gostou muito de tudo o que viu e ouviu: “aprendi que não devemos arengar e nem bater nos outros”, disse.

O titular da Semscs, coronel Ivon Berto, esteve presente e destacou que tem acompanhado todo o esforço que os guardas e as equipes dos órgãos parceiros fazem para atender a programação anualmente. “São dezenas de escolas municipais e gostaríamos de atender a todas, pois entendemos a importância da educação para a transformação da sociedade”, ressaltou. Para ele, a aproximação da Guarda Municipal com os estudantes é positiva porque é uma forma de mostrar que “a segurança pública começa num projeto como esse de relacionamento. Pode-se fazer segurança combatendo a violência diretamente, mas tambem é possível fazer segurança prevenindo e ensinando valores. Dessa forma, iremos combater a violência de uma maneira mais inteligente e duradoura”, analisa.

A previsão para este ano é que sejam atendidas nove escolas da rede pública municipal, nas turmas de educação infantil, 1º ao 5º ano, nos bairros que apresentam situação de vulnerabilidade. A próxima instituição de ensino a ser visitada será a Escola Carmelita Cardoso Gama, em 18 de abril, no Tabuleiro do Martins.

O projeto

O projeto A Guarda Faz Escola foi lançado em 2010, como resultado de convênio firmado entre o município e a Secretaria Nacional de Segurança Pública como uma ação do Plano Maceió Segura, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, Segurança Comunitária e Cidadania (Sendic), hoje designada como Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs).

Deu tão certo que atualmente conta com a parceria de outras secretarias e órgãos que, juntos, levam às crianças de escolas públicas municipais uma série de atividades lúdicas, educativas, esportivas e culturais.

De acordo com o titular da Semscs, Ivon Berto, a integração com outros órgãos municipais é um dos pontos fortes do projeto. “Ficamos muito felizes em fazer parte dessa parceria, assim podemos contribuir para essa grandeza que é educar nossas crianças e jovens. Acredito muito nessa geração e acredito nesse projeto, e vamos continuar incentivando porque traz benefícios para a sociedade por ter uma geração mais preparada e apta a construir a paz social”, conclui.

Além da Semscs, os órgãos que integram a iniciativa são: Secretaria Municipal de Educação (Semed), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds), Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Secretaria Municipal de Economia (Semec), Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) e Secretaria Municipal de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes).

Ascom Semscs