Criado em dezembro de 2015, o projeto Guardas Nadadores nasceu, inicialmente, com o objetivo de proporcionar uma opção para a prática de exercícios físicos e também trabalhar os atletas da Guarda Municipal de Maceió (GMM) para a modalidade do triatlo.
De acordo com o instrutor do projeto e guarda municipal de Maceió, Antônio Fonseca (bacharel e licenciado em Educação Física), a idéia do projeto surgiu a partir de um sonho da Inspetora Simone Lima, a qual já era atleta e sempre desejou que a GCM de Maceió tivesse destaque também nos esportes. Com um público rotativo, o projeto Guardas Nadadores já atendeu mais 300 pessoas nesses cinco anos e atualmente conta com duas turmas de aproximadamente 20 pessoas por aula.
Vale ressaltar que, além dos guardas municipais, também participam do projeto pessoas dos mais diversos segmentos da sociedade, onde é realizada uma avaliação para saber se a pessoa está apta a praticar as atividades. As aulas acontecem em frente ao antigo ginásio do Clube de Regatas Brasil (CRB), por trás da Base da Bike Patrulha, das 08:30h às 10:00h e das 15:30h às 17:00h. Às terças, quintas e sábados pela manhã é realizado treinos educativos e aos sábados os percursos aquáticos.
Cheio de boas idéias voltadas ao projeto Guardas Nadadoras, o GM Fonseca espera que em 2021 volte a executar as competições externas e internas com novos moldes e um número maior de atletas.
O Sindicato dos Guardas Civis Municipais de Alagoas (SINDGUARDA-AL) parabeniza a todos os envolvidos pelo brilhante projeto voltado à categoria e ao público em geral, desejando vida longa para que outros atletas possam ser descobertos e traga muitas vitórias.
Ascom Sindguarda-AL