Nesta terça-feira (25), das 9h às 14h, a sede do Sindicato dos Guardas Civis Municipais de Alagoas (Sindguarda-AL) recebeu uma equipe do Instituto de Identificação para a emissão de 60 Carteiras de Identidade Nacional (CIN). O novo documento, disponível em formato físico e digital, conta com um número único nacional, o CPF, padronizando o fluxo de emissão e os dados de identificação em todo o país, eliminando divergências na identificação dos cidadãos.
O Sindguarda-AL programou um total de três ações para a emissão da CIN, cada uma com 60 vagas, somando 180 atendimentos. As próximas edições já estão com todas as vagas preenchidas e ocorrerão no próximo mês. O sindicato reforça a importância de que os guardas municipais que demonstraram interesse confirmem sua presença assim que as novas datas forem divulgadas.
Durante a ação desta terça-feira, alguns guardas municipais compartilharam sua experiência com a iniciativa. Gilvan José da Silva destacou: “Desde 2001 que não renovo minha carteira. Eu tinha interesse em fazer a identidade nova e aproveitei essa oportunidade. Tentei tirar antes, mas a burocracia era grande. Com essa oportunidade do sindicato, ficou mais fácil”.
Já o guarda municipal Jeferson Costa relatou as dificuldades que enfrentou antes de conseguir emitir seu novo documento: “Eu tentei fazer várias vezes online, mas precisava ter o cadastro e fazer o agendamento. Eu nunca conseguia, só aparecia que não tinha vaga. Então, quando surgiu essa oportunidade do sindicato, eu aproveitei. Fiz o meu e da minha família. Minha identidade já estava muito passada e até rasgada. Eu fui resolver um assunto bancário e o documento não foi validado porque estava com rasura. Precisava emitir outro”.
O Sindguarda-AL segue empenhado em proporcionar mais oportunidades e facilidades para seus filiados, garantindo o acesso à documentação de forma eficiente e organizada.
