Sindicato dos Guardas Civis Municipais de Alagoas

Sindguarda Alagoas

Entre os meses de agosto e setembro estão abertas inscrições de dois concursos para a Guarda Civil Municipal (GCM) em Alagoas. O primeiro, em Rio Largo; o segundo, em São Luís do Quitunde.

O edital do concurso GCM Rio Largo foi publicado no dia 29 de julho, com oferta de 100 vagas imediatas, e retificado no dia 07 de agosto, sem grandes alterações para os interessados no cargo da segurança pública. As inscrições estão abertas até o dia 29 de agosto no site da banca organizadora, Instituto Indec, ao custo de R$ 85,00. As provas são previstas em 22 de setembro.

Conforme o edital, as oportunidades são para o cargo de Guarda Civil Municipal, de escolaridade de nível médio, distribuídas entre ampla concorrência e pessoas com deficiência. O salário inicial é de R$ 1.887,00.

Já o edital do concurso da GCM São Luís do Quitunde, com oferta de 15 vagas, foi lançado no dia 02 de agosto. As inscrições podem ser feitas até 19 de setembro, através do site da banca, o Instituto de Administração e Tecnologia, ao custo de R$ 80,00. As vagas para o cargo de guarda municipal são de nível médio de escolaridade e salário inicial de R$ 1.412,00 – valor do salário mínimo no Brasil. A data de aplicação das provas foi alterada para o dia 20 de outubro.

Em ambos concursos, sem limite de idade, os candidatos precisam passar pela prova objetiva e teste de aptidão física. Para fazer o teste, será preciso levar um atestado médico expressando que está apto a fazer a atividade.

O teste de aptidão física, de caráter eliminatório, visa a avaliar a capacidade do candidato para desempenhar as tarefas típicas do cargo. O TAP será composto pelo teste físico de flexão de braço, teste de impulsão horizontal, teste de flexão abdominal e teste de velocidade e agilidade (corrida de ir e vir – shuttle run). Os editais informam o desempenho mínimo exigido para cada exercício.

É importante se atentar aos conteúdos das provas objetivas de cada um dos concursos, especialmente quando se fala em relação às leis municipais, que são distintas. Entretanto, a maior parte do conteúdo é o mesmo em todas as avaliações.

Os novos guardas aprovados poderão contar com o Sindguarda-AL, um sindicato sempre atuante, para defender seus direitos e buscar novas conquistas.

Acesse aqui o edital de Rio Largo: https://dhg1h5j42swfq.cloudfront.net/2024/07/30125151/rio_largo_edital_de_abertura_concurso_publico_001-2024-_final_2024_07_29_17_25_47-1.pdf

Confira o edital de São Luís do Quitunde: