Dando sequência às reuniões de trabalho para encaminhamento das pautas dos guardas municipais, a diretoria da FENAGUARDAS se reuniu, nesta segunda-feira, 6, com Tamires Sampaio, assessora especial do Ministério da Justiça e coordenadora do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).
Os diretores Luiz Vecci, Rejane Soldani, Geridiane Oliveira e Evandro Fucitalo apresentaram as pautas dos guardas municipais e trataram de alguns pontos específicos, como as políticas públicas de curto prazo que o Ministério Público pode implantar.
Além disso, foi tratado sobre a Política Nacional de Valorização das Mulheres na Segurança Pública, que faz parte do projeto de lei nº 1.529/21. Esse PL foi aprovado na Câmara dos Deputados em 2022 e está parado no Senado. A FENAGUARDAS levou essa demanda por considerar importante para as mulheres guardas municipais do Brasil.
Tamires Sampaio já foi secretária-adjunta de Segurança Pública na cidade de Diadema-SP, sendo então conhecedora do funcionamento das guardas municipais e das necessidades da categoria. Ela se mostrou disponível para auxiliar nos encaminhamentos das pautas apresentadas.