A Fenaguardas participou de uma reunião com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), na tarde desta sexta-feira (31), para tratar do Projeto de Diagnóstico Nacional das Guardas Municipais. O objetivo do MJSP é criar um sistema nacional de acompanhamento das condições de trabalho e dos resultados da atuação das GMs em todo o Brasil.
Para isso, o Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), está conduzindo uma pesquisa voltada para todos os municípios que possuem guardas municipais instituídas. A participação ativa dos gestores das GMs é essencial, pois as informações coletadas servirão como base para a produção de estudos especializados, suporte técnico aos gestores públicos e consolidação de políticas públicas mais eficazes, alinhadas às necessidades locais.
Diante da baixa adesão, o prazo para participação na pesquisa foi prorrogado até o final de fevereiro. Muitos municípios ainda não concluíram o preenchimento das informações, e outros sequer responderam ao contato do ministério.
A Fenaguardas enfatiza a importância da participação dos gestores das guardas municipais. A Federação se comprometeu a reforçar junto às bases e aos sindicatos a necessidade de adesão à pesquisa.
A meta do MJSP é coletar dados dos 1.335 municípios que possuem guardas municipais. Até o momento, apenas 16% enviaram as respostas, enquanto 23% tiveram problemas no cadastro, 32% ainda não finalizaram o envio e 29% não deram nenhum retorno.
Este levantamento, promovido pela Senasp em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e a Universidade Federal de Viçosa (UFV), representa uma oportunidade única para mapear os desafios enfrentados pelas guardas municipais e fortalecer suas capacidades operacionais e administrativas.
A Fenaguardas pede que os gestores não deixem de participar dessa iniciativa. O envolvimento de todos é fundamental para garantir um futuro mais estruturado para as guardas municipais e, consequentemente, para a segurança da sociedade.