Sindicato dos Guardas Civis Municipais de Alagoas

Sindguarda Alagoas

Atuação da Guarda Municipal de Maceió na segurança do G20 é inédita no Brasil

Durante as reuniões do G20 realizadas em Maceió, a Guarda Municipal desempenhou um papel inédito na segurança de autoridades, ao lado da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar e DMTT. A ação pode ser considerada pioneira no Brasil, pois é a primeira vez que uma Guarda Municipal participa de forma tão ativa em um evento dessa magnitude, prestando segurança e escolta das comitivas internacionais.

Entre os dias 9 e 14 de setembro de 2024, a capital alagoana foi palco da reunião do “Grupo de Economia Digital” do G20, que discutiu temas como conectividade universal, inteligência artificial e governo digital. Nesse período, a PRF coordenou a operação de escolta, na qual a Guarda Municipal de Maceió teve papel de destaque. Equipes especializadas como o Grupo de Apoio e Ações Operacionais (GAAO), Rondas Ostensivas Municipais (ROMU) e Grupo de Apoio a Ações de Trânsito (GAAT) foram designadas para garantir a segurança dos perímetros e o deslocamento das autoridades pelas principais vias da cidade.

A atuação da Guarda foi essencial para o sucesso do evento, reforçando seu compromisso com a proteção e o ordenamento urbano.

Essa participação marca uma nova fase para a Guarda Municipal de Maceió, que, ao lado de instituições de segurança de alcance nacional, demonstrou preparo e competência em eventos de grande relevância internacional.