Em solenidade realizada nesta terça-feira (25), a Prefeitura de Juiz de Fora e a Guarda Municipal lançaram o aplicativo de celular “Cidade Segura”, que tem o objetivo de facilitar o acesso da população para realizar denúncias junto à corporação.
Segundo o Executivo, a tecnologia representa grande passo para a corporação, já que a modernização é uma das metas contidas no Plano de Ação 2019/2020. Há 12 anos em funcionamento, a Guarda Municipal tem a central telefônica, que atende 24 horas, através do 153, como a principal porta de entrada das mais diferentes demandas.
Com o aplicativo, abre-se um novo horizonte de requalificação das funções do setor. A proposta busca prover a comunidade de instrumento moderno, prático, seguro e que auxilie no exercício da cidadania, à medida que o cidadão é o principal agente desse sistema.
“O aplicativo permitirá interação fantástica com a população, com a sociedade civil organizada, com as comunidades. As políticas de segurança pública e da cidadania avançarão muito, na utilização de ferramentas voltadas para um trabalho mais integrado entre as forças de segurança e a população”, avaliou o secretário de Segurança Urbana e Cidadania, José Sóter de Figueirôa Neto.
Para utilizar o aplicativo, basta baixar gratuitamente o “Cidade Segura” na loja do celular. O manuseio é fácil e intuitivo. Na tela inicial constam cinco ações possíveis: denúncia, telefones úteis, fale com a corporação, estatísticas e notícias.
Ao tocar qualquer uma delas, abre-se um formulário básico, onde se pede o local e uma descrição do fato. O usuário ainda tem a opção de inserir imagem, detalhando melhor a situação. Depois, é só enviar. O conteúdo é imediatamente encaminhado ao setor responsável pela demanda.
No botão “Denúncias”, por exemplo, o cidadão poderá enviar questões relativas à área de atuação da Guarda, como dano ao patrimônio público, pichação, crimes ambientais em áreas de responsabilidade do Município, desacato ao servidor e denúncias de Covid-19.
“Esse conceito de segurança colaborativa permitirá maior participação do cidadão nas ações de segurança pública que envolvem a Guarda Municipal e resultará em maior eficiência do serviço realizado pela corporação”, analisou o desenvolvedor do software, o guarda municipal Daniel Andrade.
O direcionamento dos assuntos é outra vantagem da ferramenta. A apresentação em tela é compacta e direta, ajustada às áreas de ação atendidas pela Guarda. Reclamações, elogios e sugestões serão encaminhadas direto à Ouvidoria da corporação, órgão responsável pela recepção de assuntos desta natureza. O ouvidor receberá todos os formulários provenientes da área “Fale Conosco”, evitando o vaivém do cidadão em busca de esclarecimentos.
Confira o passo a passo:
- O cidadão escolhe um dos tipos de denúncia: “Dano ao Patrimônio Público”, “Desacato”, “Pichação”, “Crimes Ambientais” ou “Denúncias Relativas à Covid-19”;
- A comunicação pode ser acompanhada de foto do que está ocorrendo;
- O cidadão deve informar o local do fato denunciado;
- Por fim, o usuário descreve a situação. Quanto maior o detalhamento, melhor para o atendimento da denúncia;
- O uso de imagem implica em descrição menor do ocorrido;.
- Ao enviar a denúncia via aplicativo, a Central da Guarda Municipal vai recebê-la instantaneamente, e um funcionário da Sala de Operações da Unidade (SOU) analisará a solicitação e procederá os encaminhamentos operacionais, inclusive designando equipe para atendimento;
- Denúncias sem tratativas, ou seja, que não se enquadram nas funções desempenhadas pela Guarda, serão destacadas com a cor vermelha.