Sindicato dos Guardas Civis Municipais de Alagoas

a

Menu

Sindguarda Alagoas

O Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) da Guarda Municipal de Maceió foi pauta de uma reunião realizada na manhã desta terça-feira (22), entre representantes do Sindicato dos Guardas Civis Municipais de Alagoas (Sindguarda-AL) e da Prefeitura de Maceió.

Representando o sindicato, participaram o presidente Carlos Pisca e o vice-presidente Charles Sanches. Pela gestão municipal, estiveram presentes o chefe de gabinete, major Diego, que representou o prefeito JHC; o secretário municipal de Segurança Cidadã, Eduardo Marinho; a secretária adjunta Talita; e a inspetora Luiza.

Durante a reunião, foi apresentado um novo cenário de proposta para o PCCR, com foco especial nas progressões de carreira e na valorização dos profissionais de nível médio. Segundo Carlos Pisca, a Prefeitura de Maceió tem demonstrado disposição em dialogar sobre o plano, que é uma demanda histórica da categoria.

A proposta inicial do PCCR, que partiu do sindicato, teria um impacto de R$ 60 milhões na folha de pagamento dos servidores do município. A gestão considerou inviável a implementação, argumentando que o impacto seria muito alto.

Diante disso, o major Diego e o secretário Eduardo sugeriram a elaboração de uma nova tabela remuneratória específica para a Guarda Municipal.

A gestão solicitou à Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas e Patrimônio a elaboração dessa nova tabela exclusiva da Guarda Municipal para que as negociações em torno do PCCR possam avançar.

Para o sindicato, o PCCR não se trata apenas de reajuste salarial, mas sim um instrumento de valorização da categoria. Esse mecanismo tem como objetivos principais estruturar as carreiras dentro da Guarda Municipal, promover a equidade salarial e manter profissionais qualificados e comprometidos com a segurança pública da capital.

O Sindguarda-AL solicitou uma audiência com a secretária de Gestão, Mary Anne, para reforçar a agilização da elaboração da nova tabela. Assim que a tabela for apresentada ao sindicato, será convocada uma assembleia para debater o assunto.

Lara Tapety / Ascom Sindguarda-AL