Há 15 anos, no dia 4 de fevereiro de 2010, a primeira turma da Guarda Municipal de Pilar concluía sua formação, marcando o início de uma trajetória de dedicação e compromisso com a segurança pública. No mês seguinte, a segunda turma também finalizou sua formação, e juntas, neste ano de 2025, celebram essa importante marca. A instituição, criada pela Lei Municipal nº 402/2008, completará 17 anos no mês de abril de 2025, consolidando-se como um pilar essencial para a cidade.
Desde a formação dos profissionais, a Guarda Municipal de Pilar tem desempenhado um papel fundamental na proteção dos bens públicos e na segurança preventiva e ostensiva da população. Com o respaldo da Lei 13.022/2014, que institui normas gerais para as guardas municipais em todo país, a corporação se fortaleceu e ampliou suas atuações.
Ao longo dos anos, diversas conquistas foram alcançadas pelos guardas municipais, especialmente junto ao Sindicato dos Guardas Civis Municipais de Alagoas (Sindguarda-AL).
Em 2012, a Lei 491, de 4 de abril, estabeleceu o direito à Gratificação de Risco de Vida para os servidores do quadro de provimento efetivo da carreira de Guarda Municipal de Pilar no percentual de 50% – pleito reivindicado pelo sindicato da categoria. No entanto, a prefeitura pagou inicialmente apenas 20%, ficando 30% pendentes para serem pagos em dezembro do mesmo ano. Contudo, essa determinação não foi imediatamente cumprida, e os valores só foram pagos em fevereiro de 2013, com a chegada de uma nova gestão, totalizando, enfim, os 50% previstos na lei.
Em 2016, com forte atuação do Sindguarda-AL, a Lei 605/2016 modificou a Lei 492/2012, aumentando a Gratificação de Risco de Vida para os guardas municipais em mais 50%. Com essa conquista, o sindicato garantiu que o percentual da gratificação alcançasse 100%, um reconhecimento à importância e ao risco inerente à função. Hoje, a gratificação de risco de vida dos guardas municipais de Pilar é de 100%.
Já em 2018, a criação da Ouvidoria da Guarda Municipal de Pilar, por meio da Lei 685/2018, reforçou a transparência e o controle social, permitindo maior diálogo com a população.
Em 2021, a Guarda Municipal de Pilar foi pioneira ao concluir o 1º curso da Academia de Polícia Civil destinado exclusivamente à capacitação de guardas municipais em Alagoas. Isto é, foram os agentes de Pilar os primeiros a participarem de curso de formação realizado pela Academia de Polícia Civil de Alagoas.
Neste ano de 2025, mais uma vitória foi alcançada: a aprovação unânime do projeto de lei que institui o piso salarial da categoria, fixado em 1,3 vezes o menor vencimento pago aos servidores públicos do município. Essa conquista, que começou a ser debatida no ano anterior, reflete a relevância do trabalho desempenhado pela Guarda Municipal. Os profissionais colocam suas próprias vidas em risco para garantir a segurança da população.
A atuação os guardas municipais tem sido essencial para transformar a realidade de Pilar, que esteve entre as dez cidades mais violentas do mundo no passado. Com investimentos não apenas em segurança, mas também em educação, infraestrutura, esporte e lazer, a cidade reduziu drasticamente seus índices de criminalidade. O trabalho da Guarda no patrulhamento das unidades de ensino com a Ronda Escolar, na segurança dos pontos turísticos e no combate à violência contra a mulher com a Ronda Maria da Penha tem sido um diferencial.
A Guarda Municipal de Pilar segue comprometida com a cultura da paz, atuando de forma integrada e promovendo ações socioeducativas que fortalecem a confiança entre a população e os profissionais de segurança.
Foram anos de luta e dedicação para que a instituição se tornasse uma referência no estado, garantindo viaturas, equipamentos de proteção individual (EPIs), armamento, capacitação contínua e uma sede estruturada. E essa luta continua, sempre com diálogo e articulação política, com o apoio fundamental do Sindguarda-AL ao lado da categoria.
O Sindguarda-AL parabeniza os primeiros concursados da Guarda Municipal de Pilar pelos 15 anos de formados. Vocês foram pioneiros e continuam escrevendo a história da instituição, que segue cada vez mais forte e reconhecida.
Lara Tapety / Ascom Sindguarda-AL