Sindicato dos Guardas Civis Municipais de Alagoas

a

Menu

Sindguarda Alagoas

Na manhã desta sexta-feira, 06, foi realizado o Teste de Aptidão Psicológica (TAP) de mais duas turmas da Guarda Municipal de Maceió. O evento, que aconteceu na Escola de Governo da Prefeitura de Maceió, marca um passo importante no processo de formação dos guardas municipais.

O presidente do Sindicato dos Guardas Municipais de Alagoas (Sindguarda-AL), Carlos Pisca, esteve presente e destacou que a realização do curso é fruto de uma reivindicação direta do sindicato ao secretário municipal de Segurança Cidadã, Eduardo Marinho, e sua equipe. “Pra mim, enquanto representante de vocês, é uma grande satisfação, uma alegria imensa, ver que a nossa guarda está avançando”, afirmou Pisca. Ele também destacou a expectativa de concluir a formação de todos os guardas municipais de Maceió até 2025.

Carlos Pisca ressaltou a parceria com o deputado federal Fábio Costa, que tem direcionado emendas parlamentares para a formação das Guardas Municipais. “Nós estamos concluindo a formação de aproximadamente 10 Guardas Municipais no interior. Isso é uma luta nossa, em parceria com o deputado federal Fábio Costa. E o intuito nosso, enquanto presidente do sindicato, é formar todas as Guardas Municipais do estado de Alagoas”, pontuou.

Outro tema abordado pelo presidente foi o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) dos guardas municipais de Maceió. Ele lembrou que, em outubro, participou de uma reunião com o secretário de economia do município, João Felipe Alves Borges, e com o secretário Eduardo Marinho. Durante o encontro, foi solicitada documentação que já foi enviada para a Secretaria de Economia. O Sindguarda-AL agora aguarda uma nova reunião para avançar com o PCCR.

Ao final de sua fala, Pisca agradeceu à equipe da Secretaria de Segurança Comunitária e Convívio Social (Sescm) pelo trabalho realizado em parceria com o sindicato, sempre com diálogo e empenho. Ele também aproveitou para convidar os presentes para a confraternização do sindicato, que ocorrerá no dia 26 de dezembro, às 12h, no Salão de Festas Chez Marie, em Maceió.

O secretário de Segurança Cidadã, Eduardo Marinho, reconheceu a importância da colaboração com o Sindguarda-AL. “Essa parceria com o sindicato tem sido importante porque a gente tem envolvido as demandas e tem conseguido fazer isso de forma mais assertiva, que foi o caso desse curso”, afirmou Marinho.

O Teste de Aptidão Psicológica, obrigatório para o porte de arma, é realizado a cada dois anos pela Guarda Municipal. Essa exigência a diferencia das demais instituições de segurança pública, que realizam a avaliação apenas durante o concurso público.

Lara Tapety / Ascom Sindguarda-AL