Com a proibição das festas em decorrência da pandemia provocada pelo coronavírus, as Guardas Municipais de Alagoas trabalham durante o período carnavalesco para garantir que sejam cumpridas as regras estabelecidas pelo decreto estadual. As operações em que as guardas estão trabalhando servem para fiscalização, orientação e enfrentamento à Covid-19.
Em Delmiro Gouveia, no Sertão, a GCM trabalha também para coibir os eventos privados. A ação é realizada em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde, a Vigilância Sanitária, Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) e a Polícia Militar. A operação deve se estender até o final do Carnaval 2021.
Já em Maceió, a Guarda Municipal integra uma operação conjunta entre os órgãos de segurança da capital e do Governo do Estado, com o objetivo de cumprir o decreto que proíbe as festas clandestinas, blocos carnavalescos e aglomerações. Trabalham na ação GAAO, ROMU, SIAV, Serviço de Inteligência e Vigilância Sanitária.
Em União dos Palmares, na Zona da Mata, a Guarda Municipal – junto com PM, SMS, SMTT e Vigilância Sanitária – visitou estabelecimentos comerciais e eventos privados com o objetivo de orientar os moradores sobre as regras de enfrentamento à Covid-19.