O GM Alberto, de Palmeira dos Índios, foi o único guarda municipal de Alagoas a participar e concluir o Curso de Aplicações Táticas (CAT), realizado na cidade de Capivari, em São Paulo. Realizado no mês de julho, o curso possui mais de 30 matérias aplicadas de nível altíssimo. Com o objetivo de apoiar o crescimento e a busca por conhecimento do profissional, o Sindguarda Alagoas ofertou apoio financeiro para a viagem do guarda.
Ao todo, ele passou 20 dias no curso. Segundo o GM, o retorno é positivo tanto para a carreira dele quanto para a Guarda Municipal de Palmeira dos Índios e das demais Guardas Municipais de Alagoas. “É um retorno positivo, pois irei repassar todo conhecimento adquirido para os demais colegas alagoanos”, explicou Alberto.
O curso iniciou com 60 alunos, mas apenas 13 se formaram, tendo em vista o nível de dificuldade no decorrer do processo. Além de Alberto, de Alagoas, formaram-se um guarda de Toritama (PE), um de Imperatriz (MA), três de São Paulo, um de Joivinlle (SC), um de Campo Grande (MS), quatro de Paranaguá (PR) e um do Rio de Janeiro.
Alberto ressaltou que o CAT representou uma oportunidade de “se especializar a cada dia mais nas mais eficientes táticas utilizadas atualmente nas grandes cidades do país”. Ele disse que tem como principal objetivo na carreira “a cada dia de serviço conseguir voltar vivo para casa, pois a chance de um operador de segurança pública que treina constantemente de voltar vivo para casa é muito maior do que aquele que espera do poder público capacitação, onde na maioria das vezes os gestores estão pouco preocupados com a vida do operador de segurança pública. Infelizmente essa é a realidade do nosso estado e municípios em geral”.