No início de setembro, 84 servidores da Guarda Municipal de Juiz de Fora começaram a atuar no apoio às ações de fiscalização da Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) da cidade. Desde então, 36 multas já foram aplicadas pelo grupo, conforme balanço divulgado nesta terça-feira (19).
A fiscalização começou há dez dias e é feita em mais de 40 pontos da cidade, com o objetivo de auxiliar o trabalho da Settra. Cerca de 97% das multas foram por estacionamento irregular – 14 delas em carga e descarga, oito em vagas destinadas a idosos ou pessoas com deficiência e outros registros de paradas em marcas de canalização, faixa de pedestre ou em frente a garagens.
De acordo com a Guarda Municipal a expectativa era que as infrações mais comuns seriam próximos ao Hospital de Pronto Socorro (HPS), Parque Halfeld e Rodoviária, mas com o balanço foi possível perceber que praticamente todos os casos foram registrados no Centro da cidade.
O Gerente de departamento de fiscalização da Settra, Paulo Peron explicou que a medida dá mais autonomia para os guardas municipais na fiscalização do trânsito na cidade, que não precisam mais acionar o órgão para ocorrências, o que garante agilidade e libera a guarnição para patrulhamento nas ruas mais movimentadas.
Em 2017, mais de 18 mil motoristas foram multados por parar em locais proibidos. A infração pode gerar multa de até R$ 127,69, além de conco pontos na Carteira Nacional de Habilitação.
Fonte: MGTV