A Banda de Música da Guarda Municipal de Maceió recebeu, nesta quinta-feira (13), a certificação para compor a programação oficial do Carnaval 2020. O evento foi realizado pela Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), que lançou Edital de Chamada Pública para conceder ajuda de custo a blocos carnavalescos, escola de samba e coletivos culturais. O bloco Quem vai é o Guarda, vai para a rua no sábado (22), a partir das 17h, seguindo a rota da Feirinha do Artesanato, na orla da Pajuçara, até o antigo Alagoinhas, na Ponta Verde.
O bloco Quem vai é o Guarda surgiu em 2012, como uma iniciativa da Associação dos Guardas Municipais do Estado de Alagoas (Agmeal), que, naquela época, estava à frente da organização do evento. Este ano, a Guarda Municipal vai dar continuidade ao bloco sob o comando da Banda de Música.
“Era um bloco de bairro que através de edital conseguiu suporte para sair nas ruas no primeiro ano. Depois foi crescendo e conseguimos patrocínios nos anos posteriores e saímos também em 2013 e 2014. Como nos dias de carnaval, a demanda de trabalho da Guarda aumentava, nosso bloco costumava sair no sábado, após a quarta-feira de cinzas”, relembra Solange Dias, presidente da Agmeal.
Comandados pelo som da banda da guarda para animar as ruas de Maceió, o bloco Quem vai é o Guarda será aberto para todos os públicos, ao som de marchinhas carnavalescas e frevos para a diversão dos foliões. “A partir do edital de carnaval da Fmac, vamos poder sair com o nosso bloco este ano e a pretensão é continuar nos próximos anos tocando e animando as ruas nesta época tão animada”, afirmou o maestro Edimir Tavares.
Os abadás do bloco chegarão nos próximos dias. Tão logo estejam disponíveis, a organização divulgará aos interessados informações sobre as vendas.
Fonte: Ascom Semscs