Sindicato dos Guardas Civis Municipais de Alagoas

a

Menu

Sindguarda Alagoas

Os representantes do Sindicato dos Guardas Civis Municipais de Alagoas, Carlos Pisca, Charles Sanches, Elinaldo Gomes, Nilton Filho e Adailton Nunes, na manhã desta sexta-feira (29/04), da discussões da Frente Parlamentar das Guardas Municipais de Alagoas. A sessão foi presidida pelo deputado Ronaldo Medeiros (PMDB), que também foi o autor do projeto e do requerimento que propôs a realização da sessão. O plenário foi tomado por Guardas Municipais, que aprovaram a iniciativa.

DSC_0352

O deputado destacou que, a Frente Parlamentar das Guardas Municipais de Alagoas chega num momento oportuno em que os índices de violência e da criminalidade no estado vêm tendo uma redução significativa. O parlamentar frisou ainda que o objetivo dessa Frente é dar apoio às Guardas Municipais de Alagoas para que possam melhor contribuir com as demais forças policiais.

Vários temas relacionados aos Guardas Municipais de Alagoas foram debatidos durante a sessão pública, dentre os quais, destacamos: o porte de arma; criação de um centro de formação; plano de cargos com carreira única; reaparelhamento das GMs; unificação das ações com as demais polícias.

Os palestrantes do Estado de São Paulo, Eliel Miranda e Erik Aparecido, fizeram uma breve explanação das experiências positivas vivenciadas no exercício da profissão no estado. Destacaram projetos que foram implantados e que vem dando certo e beneficiando a população paulista.

A frente parlamentar deverá ser composta por nove deputados, um terço da Assembleia sendo representada e contará  com deputados de todos os segmentos e das diversas regiões do Estado, de acordo com o projeto de criação.

Segundo Denilma Cavalcante, integrante da comissão da Audiência pública, a Guarda Municipal representa um novo modelo de fazer segurança. “Segurança requer prevenção e precisamos de apoio. É importante a presença de todos os membros da sociedade”, observou.

Ao final da sessão, foi redigida uma carta com as propostas apresentadas pelos representantes das Guardas Municipais, documento esse que será encaminhado à Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e ao Governo do Estado para elaboração de uma agenda que possibilite uma maior participação das Guardas na segurança pública.

A titular da SEMSC, Mônica Suruagy, reconheceu a importância da sessão pública realizada no Legislativo, destacou a necessidade das Guardas Municipais e dos poderes permanecerem juntos e integrados, e frisou a importância do Parlamento em ouvir os gestores que estão à frente da segurança municipal em cada município de Alagoas.

A sessão publica contou com o reforço de palestrantes convidados: Marcos Daniel, especialista em segurança pública; Alfredo dos Santos Mesquita, Juiz da 5ª Vara Criminal da Comarca de Arapiraca; Eliel Miranda, Secretário de Segurança em Santa Bárbara/SP; Erik Aparecido da Silva, Guarda Municipal de São Paulo; Michel da Silva Alves, Advogado e consultor Jurídico.

GM NOTÍCIA / SINDGUARDA – AL